Bancadas de vidro se destacam em projetos de banheiros
25.07.2011
Até um tempo atrás, não se pensava em outro material para bancadas de banheiro que não fosse o mármore ou o granito. Materiais que atendiam muito bem este fim. Maleáveis, possibilitam inúmeros acabamentos de borda e lisos, impermeáveis são higiênicos e de fácil limpeza.
Atualmente, diversos outros materiais começaram a entrar para o hall de possibilidades para as bancadas e os projetos de banheiro tem ficado cada dia mais bonitos e criativos.
As bancadas de vidro se destacam nesse segmento, além de apresentar uma superfície de fácil limpeza, o material tem uma diversidade de acabamentos, como: lapidação , bisotê, pintura, jato de areia e colagem ultravioleta.
Abaixo selecionamos algumas imagens que demonstram as possibilidades das bancadas de vidro.
Esta bancada com 2 vidros amplia o espaço útil da bancada. O vidro lhe dá um aspecto leve e transparente, não agride visualmente e a iluminação no fundo causa um efeito infinito muito interessante.
As linhas retas desta bancada de vidro 19mm é formada pela e lapidação reta e seus tubos quadra
dos na base.
A leveza e objetividade é uma característica presente nesta bancada de vidro.
Como é produzido o vidro blindado
13.04.2011
Material com 21 mm de espessura resiste a tiros de metralhadoras 9 mm e de 44 Magnum
A demanda por vidros blindados para a construção civil cresceu nos últimos anos, em função do aumento da violência nas grandes cidades. No setor, o material já é comumente utilizado em guaritas, janelas, portas e fachadas, e seu desempenho deve ser atestado pelo exército, que é a entidade responsável pela autorização de fabricação e comercialização do produto.
Os vidros produzidos no Brasil, dependendo de seu nível balístico, chegam a suportar tiros de fuzis "762" e "AR-15". O nível 3, mais resistente produzido no País, chega a ter até 41 mm. No setor da construção civil, o nível balístico utilizado normalmente é o 3A, com 21 mm de espessura, resistente a tiros de metralhadoras 9 mm e de "44 Magnum". De acordo com Nelson Luís Ferreira, gerente de produção de vidros blindados da Fanavid, "há um esforço do setor para que os vidros tenham menor espessura, sem perder a sua resistência". Segundo ele, já é possível encontrar vidros com 17 mm.
A produção de uma peça de vidro blindado dura, em média, de 16 a 20 horas. O primeiro processo é o de limpeza e especificação, verificando se o vidro não apresenta nenhuma falha ou impureza. Depois, o vidro é montado com todas as suas camadas e é colocado no forno. Semanalmente e a cada novo lote de vidros, o fabricante realiza um teste balístico conforme a norma ABNT NBR 15.000:2005.
De acordo com Ferreira, não há diferença no processo de instalação entre um vidro comum e um blindado. No entanto, o diretor da Fanavid observa a necessidade de blindagem não só do vidro, mas também do fechamento do edifício e o
caixilho.
O que faz o espelho refletir imagens?
por Raphael Hakime
24.01.2011
O brilho vem de uma fina camada de prata ou outro metal que é aplicada no dorso do vidro.
Essa é uma das razões por que bons espelhos custam caro. A prata, aliás, era usada para refletir imagens desde a Roma antiga: a diferença é que, naquela época, o espelho nada mais era que um disco convexo – estanho e bronze eram outros materiais usados. A qualidade da imagem refletida era sofrível e os espelhos eram grandes o bastante apenas para refletir um rosto, mas isso era o melhor que se tinha até a Idade Média.
O espelho que nós conhecemos apareceu por volta do século 12 e se tornou comum 4 séculos mais tarde, quando os vidraceiros de Veneza (Itália) passaram a aplicar um amálgama de mercúrio e estanho sobre uma lâmina de vidro. O processo de fabricação foi aprimorado em 1835 pelo químico alemão Justus von Liebig – também imortalizado pela invenção do cubo de caldo de carne –, que substituiu o amálgama por prata derretida.
Na fabricação do espelho moderno, o vidro recebe várias camadas de diversas substâncias químicas (veja abaixo), além de passar por tratamentos térmicos, lavagens e polimentos. Hoje em dia, a camada refletiva de prata geralmente é aplicada na forma de nitrato, um composto líquido desse metal.
Descascando o espelho
Numa lâmina fina, existem várias camadas de produtos químicos que fazem o vidro se tornar espelho
• Resina
• Segunda camada de tinta (protege contra choques)
• Primeira camada de tinta (protege contra alterações químicas)
• Camada passivadora (evita a corrosão da prata)
• Prata
• Camada sensibilizadora (aumenta a aderência da prata)
• Vidro

Como é feito o vidro?
por Luís Joly
18.01.2011
1. O processo de produção do vidro lembra um pouco a preparação de um bolo. O primeiro passo é juntar os ingredientes: 70% de areia (retirada de locais como fundo de lagos), 14% de sódio, 14% de cálcio e outros 2% de componentes químicos
2. Os ingredientes são misturados e seguem para um forno industrial, que atinge temperaturas de até 1 500 ºC! A mistura passa algumas horas no forno até se fundir, virando um material meio líquido
3. Ao sair do forno, a mistura que dá origem ao vidro é uma gosma viscosa e dourada, que lembra muito o mel. Ela escorre por canaletas em direção a um conjunto de moldes. A dosagem para cada molde é controlada conforme o tamanho do vidro a ser criado
4. O primeiro molde serve apenas para dar o contorno inicial do objeto. A esta altura, o tal "mel" está com a temperatura de cerca de 1 200 ºC. O formato do molde primário deixa uma bolha de ar dentro da mistura incandescente
5. O objeto segue então para um molde final e uma espécie de canudo é inserido na bolha. Pelo canudo, uma máquina injeta ar, moldando o líquido até ele ganhar o contorno definitivo - como o de uma garrafa de vidro
6. Ao final da etapa 5, a temperatura do vidro já caiu para uns 600 ºC e o objeto começa a ficar rígido, podendo ser retirado do molde. Só resta agora o chamado recozimento: o vidro é deixado para resfriar. No caso de uma garrafa, isso só dura uma hora. Depois disso, ele está pronto para ser usado
Você sabia?
• O estado físico do vidro quase ganhou uma condição única, chamada de vítreo. A controvérsia existe porque, embora pareça sólida, ele tem a estrutura molecular de um liquido. Alguns cientistas o classificam como "sólido amorfo", ou seja, sem forma
• O chamado vidro temperado recebe um tratamento térmico para aumentar sua resistência. Um exemplo de vidros temperados são os usados nos carros e nos boxes de banheiros
• A técnica do sopro de ar, descrita na etapas, também pode ser feita artesanalmente. Os vidros que servem como esculturas, por exemplo, são assoprados pelo próprio artista, com uma espécie de grande canudo
• Existem vidros feitos de açúcar! Eles não têm nenhuma resistência. Pra que servem então? Para ser utilizados principalmente em filmagens de TV ou de cinema em cenas em que abjetos de vidro são quebrados na cabeça de atores e atrizes
Espelho: Como usar?
22.11.2010
O Espelho
Acabamento que pode estar presente na decoração dos mais variados estilos de ambientes. Assim como, podem ser produzidos conforme os padrões dos diferentes estilos, pois a moldura ou o acabamento da lapidação são os elementos que determinam a linguagem.
Capaz de proporcionar sensação de amplitude e refletir a luz natural para iluminar mais o ambiente, os espelhos também são perfeitos aliados para transmitir leveza, sofisticação e beleza.
Fabricação
O método mais comum de fabricação é a galvanização, na qual uma das superfícies do vidro recebe camadas metálicas de prata, cobre e de tinta protetora (anticorrosiva).
Já em métodos mais modernos os espelhos são produzidos sem o cobre, tornando-o mais resistente à corrosão.
Como usar
Todos os ambientes podem ser decorados com espelho, sendo os mais comuns: banheiro e lavabo, quarto, closet, corredor, sala de estar e jantar.
Aplicações:
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1 - Espelhos com ou sem moldura

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2 - Espelhos fixados em painéis ou em portas

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3 - Espelhos fixados diretamente na parede

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4 - Espelhos flutuantes
Fixados na parede por meio de um suporte para criar uma pequena distância, podendo ser posicionando paralelo a parede ou com leve inclinação.


Ao distanciar o espelho da parede é possível adaptar um sistema de iluminação indireta, onde a lâmpada posicionada por trás do espelho joga uma luz suave para o ambiente.

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5 - Fixado no teto
Este tipo de acabamento oferece bastante perigo, por isso, o vidro utilizado para fazer o espelho deve ser do tipo temperado, conhecido por ser um vidro de segurança, pois não quebra com facilidade, oferecendo menor risco de acidentes. Deve-se tomar muito cuidado com a altura do pé direito e o peso do vidro, quanto maior a altura e o peso os danos em caso de queda e/ou quebra podem ser graves.

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6 - Fixado em uma parede revestida com texturas
O espelho conversa com qualquer material, pode estar sobre paredes com papel de parede rústico, texturizado, liso, listrado, com florais; em painéis de madeiras, laminados e sobre outros espelhos.

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7 - Espelho apoiado no chão
O espelho colocado levemente inclinado é um excelente recurso para que a imagem refletida não seja facilmente visualizada. Isto é, a imagem pode ser jogada para uma área acima ou abaixo da linha dos olhos, assim o espelho pode cumprir seu papel de ampliar e iluminar o espaço sem ser invasivo.


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8 - Espelho apoiado em móveis
Posicione uma luminária ou abajur em frente ao espelho, a luz será duplicada ao mesmo tempo em que cria um efeito diferenciado na decoração.

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9 - Espelho revestindo móveis
Como: criados mudos, porta de armários, biombos, fundo de prateleiras, painéis e divisórias.

Dicas
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1 - Para quem gosta do efeito mas não quer sempre estar se vendo: ao utilizar o espelho no quarto evite colocá-lo em lugares de passagem, opte pelos cantos das paredes.
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2 - O espelho corrige as proporções dos ambientes, quando o ambiente é estreito e comprido, o espelho fixado na maior parede irá criar a ilusão de um espaço não tão estreito e aconchegante.
Fachadas de vidro: Integração com a natureza
08.10.2010
Encontro com a natureza: para intensificar essa integração, a utilização do vidro é feita como elemento divisor de segurança e de total harmonia. Abaixo, você confere a galeria com alguns projetos selecionados.
Nesta sala, até as paredes de alvenaria incorporaram a ideia de transparência. Veja a faixa envidraçada no alto. A laje de cobertura foi dimensionada para evitar que pilares interferissem visualmente no espaço.
Mesmo com tantos painéis envidraçados, o sol não invade as salas. Note a sombra formada pelo avanço da laje do pavimento superior.
As paredes de vidro temperado trazem a sensação de um único ambiente.
Nesta sala de estar o vidro utilizado no fundo quase não é percebido. Este ambiente parece estar fazendo parte de uma floresta.
Mistura peculiar de concreto, madeira e vidro, esta moradia de 240 m² em Belo Horizonte é mesmo de várias faces. A fachada principal, voltada para o sul, tem amplos painéis de vidro para captar a luz e apreender a paisagem. Os ambientes se organizam em vários meios-níveis, dentro da armação externa. Nos fundos, a casa recebe bastante sol, por isso é mais resguardada: há apenas um pórtico transparente marcando a entrada, e o restante é fechado. Projeto de Carlos Teixeira.
Nesta pequena construção de 70 m² na capital mineira, menos é mais. Desprovidas de ornamentos, as fachadas revelam apenas grandes painéis de vidro temperado emoldurados por paredes revestidas de massa texturizada. Um dos pontos fortes do projeto, a transparência é mantida até em elementos menores, como o guarda-corpo de madeira e metal. Projeto de Luciana Hermeto Camilo.
No lugar de paredes de alvenaria, esta casa de 205 m² exibe divisórias de vidro. Assim, não oferece barreiras ao olhar, que vai facilmente da piscina ao mar, logo em frente. Nem durante a chuveirada perde-se a vista da paisagem: até o banheiro é transparente! Isso só foi possível porque a praia é deserta, e as casas vizinhas, distantes. As varandas e portas amplas acompanham a tendência e ajudam na integração com o entorno. Projeto de Luciano Soares.
Kit Versatik
22.09.2010

Vidro e Design. Questão de imaginação!
17.08.2010
A baixo podemos ver alguns trabalhos da design e artista plástica Jacqueline Terpins, que por mais de duas décadas construiu trajetória baseada em seus trabalhos de cristal. “O vidro sempre me fascinou, ainda mais em seu estado incandescente. É orgânico e nunca para de fluir”, diz a designer, que viu no material a paixão necessária para mergulhar na profissão.

Mesa de jantar quadrada

Mesa componível: ligações obtidas com colas especiais

Mesa de jantar: simultaneidade entre o interior e o exterior de vidro é estímulo para utilização do material

Mesa de centro: Linha d’água (Vidro pintado)

Mesa ebony com base em vidro incolor e tampo pintado preto.

Aparador em vidro temperado incolor

Mesa

Mesa de jantar com tampo preto
Arquitetos espanhóis projetam Casa de Vidro
08.07.2010
Ampliação de uma residência familiar em Noordwijk (Holanda) se transforma em modelo de aproveitamento dos recursos naturais.
O escritório espanhol Mgaarqtos inovou ao procurar atender a busca da família Schwehm, proprietários de um imóvel pré-existente, por um espaço maior e com boa luminosidade. Buscaram a ampliação com transparência, em oposição ao imóvel original, pois a residência, localizada na cidade de Noordwijk (Holanda), era muito compartimentada e criaram uma casa de vidro.
Os arquitetos Tom Mossel e Esther Gonzáles Aurignac propuseram criar um único espaço com múltiplas funções, com orientação norte e junto ao jardim.

O projeto foi adaptado à obra já construída, tanto espacialmente quanto funcionalmente: à cozinha se acrescentou uma sala de jantar; sala e quarto para sete pessoas. Na sala foi incluída uma rede, semelhante à utilizada por trapezistas, de onde é possível observar deitado estrelas e o céu pelo teto de vidro transparente.

Tanto as fachadas quanto o teto foram feitos de vidro apoiado em madeira. Para permitir a predominância de material transparente foi utilizado o contraventamento com vigas de vidro temperado e laminado pelo lado externo.
Para cada item da ampliação foi pensada uma função ambiental eficiente: na face em que a casa recebe maior radiação solar foram instalados módulos solares integrados ao vidro que, por sua vez, produzem sombra.
Na fachada principal se encontra a ventilação através de módulos de abertura do vidro. Na face superior, sobre a rede, o vidro é transparente para permitir a plena observação do céu, tanto de dia como à noite.

Somente em temperaturas extremas, de calor ou de frio, os moradores se retiram para a parte posterior da casa protegida com paredes de tijolos. No restante do ano, a vida tem transcorrido preferencialmente na casa de vidro, de onde se mantém uma relação ativa com o meio físico exterior.

Ficha técnica
Localização – Noordwijk (Holanda)
Autores – Tom Mossel (Mgaarqtos) e Esther González Aurignac (Mgaarqtos)
Engenharia – Pieters Bouwtechniek Delft
Construtor – Aannemingsbedrijf Van Noort e Van den Heuvel Glas
Área Construida – 70m2
Espelhos: Estilo a mais para seu banheiro!
30.06.2010
Segue abaixo um seleção de ambientes que expressam como o uso dos espelhos além da sensação de amplitude, pode dar um estilo a mais para o seu banheiro.
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A magia dos espelhos no seu quarto
Os espelhos são muito úteis, além de darem sensação de amplitude e um toque de sofisticação ao ambiente.
14.06.2010
Os espelhos estão sempre em alta. Além de proporcionarem uma sensação de amplitude, eles dão um toque de sofisticação aos ambientes, refletindo com charme a iluminação e o estilo dos moradores. No quarto, podem aparecer em detalhes, como no revestimento do criado-mudo ou em um romântico espelho veneziano, ou serem as grandes estrelas, com peças soltas que vão até o chão ou que recobrem as portas dos armários. Se inspire com a seleção de fotos que disponibilizamos a baixo:

Esta cama ganhou pintura e encosto almofadado de seda. Para dar a sensação de amplitude, recorreu-se ao truque dos espelhos dispostos nas laterais na medida exata de evitar trincas provocadas por esbarrões dos móveis: 2 m x 82 cm. Sob os espelhos, os criados-mudos vazados não pesam no ambiente. Projeto de Cinthia Liberatori.

Apoiado no chão, o grande espelho ao lado da cama reflete a iluminação natural no elegante ambiente, de móveis minimalistas e tons sóbrios. Apaixonado por cinema, o casal dispõe de um moderno sistema de home theater para assistir a filmes sem precisar sair do quarto. Projeto de Clarissa Strauss.

Em vez de quadros, a parede da cabeceira recebeu dois recortes de espelho de 90 cm x 2,50 m, cada um. Entre eles, foi aplicado um papel de sisal impermeabilizado, com 1,6 m de largura. Segundo Márcia Coelho, a autora do projeto, a fibra rústica equilibra o brilho da superfície espelhada.

A dona deste quarto queria se sentir abraçada enquanto estivesse ali. Dos revestimentos ao enxoval, tudo foi pensado para traduzir esse aconchego e estimular o toque. Além de decorar, os espelhos de 1,10 m de largura nas laterais da cama fazem o pé-direito parecer maior. Entremeados de papel de parede rústico, formam uma composição equilibrada. Projeto de Toninho Noronha.

Esta suíte, integrada ao closet, já era bastante espaçosa. No entanto, para proporcionar a sensação de mais amplitude, as portas dos armários, inclusive a lateral próxima da cama, foram revestidas de espelhos, que refletem ainda o canto de leitura, ao fundo. Projeto de Ricardo Miura e Carla Yasuda.

Ao comprar o apartamento, o novo proprietário desfez a reforma promovida pelo antigo morador e, assim, a varanda deixou de integrar a suíte. Para aproveitar a luz natural, foram mantidas duas aberturas nas laterais da cama e revestiram-se as portas do armário de espelhos. Como resultado, a luz do Sol é refletida no ambiente, que fica ainda mais claro devido ao enxoval e aos acabamentos brancos. Projeto de Marlon Gama.

O quarto branco revela sua inspiração romântica no enxoval e na cortina de voal, mas o trunfo deste projeto está nos recursos visuais para ampliar o ambiente de 8,40 m². Além de elegantes e funcionais, as portas de correr do armário foram revestidas de espelho e assim parecem duplicar o dormitório. Já a cortina, que vai do piso ao teto, faz o pé-direito parecer mais alto. Projeto de Antonio Ferreira Júnior e Mário Celso Bernardes.

Nesta área íntima, a composição suave entre branco e cinza dá espaço para que as linhas retas reinem absolutas. O quarto, claro e delicado, parece maior e mais iluminado com o reflexo dos espelhos que revestem as portas do armário. Projeto de Carlos e Clarissa Strauss.
Como é feito o espelho?
22.03.2010
Os fabricantes usam três camadas. A principal é uma superfície de metalsuperpolida, que reflete muito bem a luz e fica no meio do espelho. Por trás dela, existe uma camada escura, normalmente de tinta preta, que absorve a luz que vem de trás do espelho e impede que ela "vaze" pela camada refletora de metal. Na frente do metal fica uma camada de vidro, que dá solidez ao espelho e protege a película metálica contra riscos que distorçam a reflexão dos raios de luz. Um bom espelho reflete 90% dos raios de luz que incidem sobre ele. Por isso, o processo de fabricação é delicado. O passo inicial é a limpeza e o polimento do vidro. Feito isso, é hora de aplicar uma camada de prata, o metalmais usado nos espelhos atuais, junto com um produto químico que a faz aderir completamente ao vidro. A terceira etapa é pulverizar uma camada de tinta preta atrás da superfície de prata. Como esse metal é sensível ao ambiente, os fabricantes preferem usar tintas pretas impermeáveis - a umidade é um dos principais inimigos da prata. Depois, o artefato passa por uma estufa para secar a tinta. E o espelho já está pronto para você admirar sua beleza!
Pisos e escadas de vidro
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O espaço mínimo de 1,48 x 1,35 m deste lavabo quase não é percebido por quem entra devido ao truque bolado pelos arquitetos Carmen Mansor, Fernando Azevedo e Tiza Kann. “Vestimos toda a parede frontal com espelho para criar a sensação de amplitude”, conta Azevedo. Outra boa solução foi aplicar os mesmos materiais que aparecem na sala de estar, a exemplo do mármore travertino navonna do piso e da cuba, e o pau-ferro da bancada. O resultado é um ambiente alinhado ao estilo de todo o projeto arquitetônico.
Como os donos da casa queriam uma bancada única, mas que não fosse de pedra, a arquiteta Simone Tasca encomendou uma estrutura de cimento queimado, com um visual bem moderno, sobre a qual apoiou uma cuba retangular. Para esconder as janelas, sem eliminar a luz natural, ela criou um espelho de abas móveis, com dobradiças nas laterais. Outra solução esperta foi instalar um sistema de iluminação sob a bancada, que proporciona uma luz cenográfica.
As tábuas de ipê-lapacho encerado que cobrem o piso e uma das paredes aquecem o espaço. O material também aparece na sala. “O lavabo deve acompanhar o estilo da casa”, pondera o arquiteto Gustavo Motta, autor do projeto. A iluminação embutida no espelho que fica afastado da parede cria um bom efeito em par com o painel espelhado da lateral, proporcionando a sensação de amplitude. A cuba de mármore nero marquina e a cor berinjela da pintura látex causam um i









